Translate

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Passo a passo da decopagem

Boa tarde, pessoal!!!
Hoje eu quero apresentar um passo a passo para os iniciantes da decopagem... tenho certeza que vão amar a arte de reaproveitar materiais já descartados... ganhei, ontem, da minha amiga Margarida, duas latas que estavam enferrujadas...iriam para o lixo... então, pensei em mostrar um passo a passo simples e pouco a pouco mostrando novas técnicas, aqui no blog... Com a decopagem eu posso reaproveitar ou repaginar latas, garrafas, plásticos, cadeiras, móveis em geral, enfim.. o que a minha imaginação permitir!!  o material é simples e não há segredos.. Vamos lá?

O que precisaremos:
  • tesoura
  • cola branca
  • papel para decopagem ou papel de presente (usei papel de presente)
  • tinta spray (ou tinta para artesanato ou acrílica)
  • fita, fitilho, cordão...
Aqui estão as latas, enferrujadas por dentro e por fora:

  
 
Primeiro passo é lixar todas, por dentro e por fora. 
 
 
Depois de lixadas, se você quiser, como fiz, passa tinta spray... caso não queira ou não tenha, basta dar uma ou duas demãos de primer e pintar da cor desejada, ok?

 
Depois de pintada vc faz a decopagem do papel que já escolhera... a decopagem é feita com cola branca (cascorez extra) com água.. você espalha bem a cola com pincel e cola o papel já cortado na medida certa da lata. Há um segredinho para deixar o papel sem rugas, ou bolhas.. antes de colá-lo, você umedece. Fica perfeito!

 
Após secar, você passa de uma a duas demãos de cola para protejer o papel.. se você tiver verniz, passa verniz... melhor ainda... mas eu opto por cola pelo custo.. se estamos fazendo um reaproveitamento, o custo não pode ser tão alto, senão não vale a pena...

 
Quando a cola estiver seca, vamos fazer o acabamento que fica a critério de cada um... eu optei em pôr uma fita de gorgurão vermelha com puá .. só.. e está finalizada nossa lata!

 
Aqui, mais alguns exemplos de latas reaproveitadas..
Lata repaginada com palitos de picolé, tinta e papel para scrap... a tampa, fiz de papelão!
 
Aqui, fiz a decopagem com tecido.. a tampa fiz com guardanapo de tecido..  
 
Decopagem com papel e na tampa, de papelão, craquelê... não o que você já compra pronto, mas o craquelê econômico.. que fica igualzinho, apenas com cola cascorez e a tinta de sua preferência. Postarei o passo a passo..
 
Bom, hora de ir... infelizmente.. 
Mas antes de ir embora, quero mostrá-los um álbum com tags que fiz para a Ana Cristina... Fiquei feliz por ter ficado do jeito que pediu. Pena que não tirei foto por dentro.. na próxima!!!
 
E este é um caderno de assinaturas do pessoal da Destilaria, que está se reunindo pela primeira vez depois de mais de trinta anos... eles pediram que pusesse o slogan deles e abaixo a foto da antiga destilaria do bairro onde moraram... simples, poucas coisas e cores... amei fazer!! beijos a todos!!!! em especial a Magal!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário